Bahia Campeão da Copa do Nordeste 2017

Viramos para o ano de 2017. Pela terceira edição seguida, a Copa do Nordeste mantém seu formato. De todas as grandes força da região, somente uma ficou fora da disputa: o Ceará, quinto colocado no seu estadual. As demais que marcaram presença protagonizaram uma das mais acirradas edições dos últimos anos, e no fim, o título ficou com o Bahia. Com uma campanha impecável, aliás.

O Tricolor de Aço ficou no grupo B da primeira fase, no qual a dificuldade foi zero. Empatou sem gols na estreia contra o Fortaleza no Castelão, depois ganhou por 2 a 0 do Moto Club na Fonte Nova. Na virada do turno, outro 0 a 0 como visitante, desta vez contra o piauiense Altos. No returno, mais três triunfos: 3 a 0 sobre o Altos em Salvador, 4 a 0 sobre o Moto Club em São Luís e 2 a 0 sobre o Fortaleza em Salvador. Invicto e sem sofrer gols, o Bahia ficou na liderança da chave com 14 pontos. 

Não bastasse isso, o time também fez a melhor campanha geral da fase, o que lhe rendeu fazer a volta em casa todos os confrontos do mata-mata. Nas quartas de final, o adversário tricolor foi o Sergipe. No primeiro jogo em Aracaju, 4 a 2 a favor dos baianos. No segundo jogo na Fonte Nova, triunfo por 3 a 0 e classificação.

Na semifinal, aconteceu o clássico com o Vitória. O primeiro Bavi foi no Barradão, e o Bahia teve sua única derrota aqui, de virada por 2 a 1. Na volta na Fonte Nova, o Tricolor de Aço superou a pancadaria e reverteu o confronto fazendo 2 a 0. Enquanto a vaga na final já estava na mão, o Sport fazia o mesmo caminho do outro lado, eliminando o Santa Cruz e chegando para o encontro na fase derradeira.

Bahia e Sport chegam para uma decisão pesada, um clássico regional. A primeira partida foi disputada na Ilha do Retiro. Sob pressão dos recifenses, o Tricolor consegue um bom resultado, empate por 1 a 1, apesar de ter feito o gol primeiro. A segunda partida foi na Fonte Nova, e nada menor que o triunfo seria aceito. Tudo deu certo, e o Bahia ganhou por 1 a 0, gol de Edigar Junio marcado logo com 12 minutos do primeiro tempo. Depois de 15 anos, o Tricolor de Aço enfim voltava a conquistar a Copa do Nordeste, conseguindo o tricampeonato.

A campanha do Bahia:
12 jogos | 8 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 23 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Felipe Oliveira/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!